Faturação Eletrónica
Outras Soluções
Sobre o evento
As inúmeras alterações de conformidade fiscal que ocorrem anualmente em todo o mundo são repentinas, inflexíveis e consequentes.
No Tax Compliance Summit teremos a oportunidade de explorar as principais mudanças e tendências legislativas a nível global no âmbito da faturação e fiscalidade, com o objectivo de ajudar as empresas portuguesas a anteciparem e manterem-se a par dos desenvolvimentos nos domínios financeiro e contabilístico das suas operações, locais e internacionais, aprofundando temas como a Faturação Eletrónica, as Declarações Obrigatórias, a Determinação do IVA ou os Controlos de Transações Contínuos.
A quem se dirige
A crescente complexidade e digitalização regulatória à escala mundial exige uma permanente atualização sobre este fenómeno. Os líderes das áreas financeiras, de tax e de sistemas de informação estão na linha da frente das multinacionais e empresas em processo de internacionalização para anteciparem os requisitos da conformidade fiscal de forma a garantir a que estão totalmente focadas no seu negócio e operações.
Video Best Of “Tax Compliance Summit”:
CheckIn & Welcome Coffee
Opening
Elçim Sirek
VP Sales, Sovos
Christopher Lynch
CMO, Sovos
Key market trends and how Gen AI will transform your finance department
Gabriel Coimbra
Group VIP, Head of South Europe Sales & Country Manager Portugal, IDC Portugal
An overview of the regulatory landscape worldwide
Christiaan Van Der Valk
VP Strategy & Regulatory, Sovos
e-Invoicing developments in the EU
Carmen Ciciriello
Lead Advisor for Electronic Invoicing, European Commission DG GROW
Tendências na adoção de tecnologia na função financeira e fiscal
Ricardo Correia
Partner, EY Portugal
Bridgestone’s E-Invoicing Journey
Tomas V. Rosales
Finance Director & E2E Finance Optimization EMEA, Bridgestone
Transformar a fiscalidade: o futuro dos profissionais e dos departamentos fiscais
Ana Roldão
Director Tax Innovation, KPMG
Inês Pereira
Associate Partner Tax Indirect, KPMG
Coffee Break
Panel | Retail & Services
Rafael Graca
Global Tax Director, Outsystems
Tiago Baunites Rocha
International Tax Manager, Greenvolt
Ana Vieira
VP of Tax, Remote
João Barreto
Accounting & Reporting Manager & Tax Specialist, IKEA Portugal
Complexidade e tendências regulatórias mundiais
Susana Caetano
Director | Indirect Tax (VAT, Customs, Excise), PwC
Susana Claro
Partner | Indirect Tax (VAT, Customs, Excise), PwC
From Italy’s Pioneering Steps to ViDA’s Next Phase: the Observatory’s research
Paola Olivares
Research Director, International Observatory on eInvoicing, Politecnico di Milano
Asia Jane Leigh
Research Analyst, International Observatory on eInvoicing, Politecnico di Milano
Networking Lunch
The digital journey of the in-House Tax Departments
André Vasconcelos
Partner, Deloitte
Panel | Industry
João Santana
Head of Tax Portugal, Bosch Portugal
Inês Lobo Vicente
International Tax Director, Visabeira
Francisca Farinha
Tax Manager, Cimpor
AI role in Compliance Data
Valter Pinho
General Manager SAF-T, Sovos
Latest e-Invoicing reporting and trends from Billentis
Marcus Laube
IVA na Era Digital
Fernando Campos Pereira
Subdiretor-geral
Área de Gestão Tributária – Impostos Indiretos (IVA e IEC) e ISV, Autoridade Tributária
Key Takeaways
Christiaan Van Der Valk
VP Strategy & Regulatory, Sovos
Networking Cocktail
Carmen Ciciriello é uma reconhecida especialista em inovação de serviços digitais. Ao longo das últimas duas décadas, esteve na vanguarda do estabelecimento de padrões para a faturação eletrónica e contratação pública eletrónica, atuando também como consultora política proeminente nestes domínios. Supervisionou efetivamente vários projetos financiados pela UE em pagamentos, faturação eletrónica, contratação pública eletrónica (Peppol) e dados abertos vinculados.
Desde 2008, é membro dos grupos de peritos da Comissão Europeia em faturação eletrónica, sistemas de pagamento, contratação pública eletrónica e contratos públicos, oferecendo orientações valiosas.
Atualmente, ocupa o cargo de Conselheira Principal de Fatura Eletrónica na DG GROW da Comissão Europeia.
Além disso, atua como especialista em TIC, contribuindo para a avaliação ex-post Evaluation of Cohesion Policy Programmes (2007-2013 and 2014-2020) financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Fundo de Coesão.
Subdiretor-geral Área de Gestão Tributária – Impostos Indiretos (IVA e IEC) e ISV
Autoridade Tributária
Fernando Campos Pereira é Subdiretor Geral da Área de Gestão Tributária – Impostos Indiretos (Imposto sobre o Valor Acrescentado, Impostos Especiais de Consumo) e Imposto sobre Veículos. Ingressou na AT em 1985 detendo atualmente a categoria de Inspetor Tributário e Aduaneiro e entre outras funções, foi Membro do Customs Union Performance Project Group, junto da Comissão Europeia, em representação da Autoridade Tributária e Aduaneira, Diretor da Alfândega de Aveiro e Conselheiro Técnico na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, no Núcleo de Economia e Finanças (área de fiscalidade e alfândegas) – Exercício da Presidência de Grupos de Trabalho na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, no 1.º semestre de 2021. É licenciado em Gestão, pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e mestre em Ciências Empresariais, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Foi ainda Professor Adjunto no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (Porto).
Ao longo do último quarto de século, Marcus Laube concentrou-se em serviços inovadores nas áreas de faturação eletrónica e comércio digital integrado, penetrando com sucesso nos mercados Business-to-Business (B2B) e Business-to-Government (B2G).
Nas suas funções como fundador, diretor administrativo e membro do conselho de vários prestadores de serviços, Marcus influenciou significativamente a direção estratégica, a estrutura organizacional e as ofertas de produtos de inúmeras corporações globais. Participou ativamente em grupos de trabalho da Comissão Europeia e prestou consultoria a governos e organismos oficiais sobre estratégias ideais para a implementação de sistemas de faturação eletrónica.
Marcus é um pioneiro reconhecido no setor e ocupou vários cargos influentes em associações proeminentes. Essas funções ainda incluem Secretário Geral da Global Exchange Network Association (GENA) em Bruxelas, Bélgica; e costumava incluir o presidente da Verband elektronische Rechnung (VeR) em Munique, Alemanha, e o presidente da European Fintech Alliance (EFA) em Berlim, Alemanha.
Profissional na área de finanças, com experiência em empresas multinacionais e com ampla cobertura de mercado. Trabalhou na Europa, EUA e México, de onde é provém. Atualmente é Head of E2E Finance Optimization EMEA na Bridgestone, uma empresa do setor de pneus e onde é o braço direito do CFO. Lidera vários projetos relacionados com visão financeira, faturação eletrónica, análise da concorrência, Business Insights, CAPEX e E2E geral e otimização financeira. Tomas também trabalhou na UTC, Ingersoll Rand e Newell Rubbermaid nos EUA e na Europa em diversas funções financeiras. Possui experiência em orçamento, previsão, relatórios, transformação de FP&A, capital de giro, fluxo de caixa, NPD, desempenho de vendas, reestruturação, custeio padrão, controle de estoque, entre suas áreas de atuação. Tomas é licenciado em sistemas de informação com especialização em finanças, do Instituto Tecnológico de Mexicali, México.
Formada em Management Engineering pelo Politecnico di Milano, trabalha no Digital Innovation Observatories desde 2014. Atualmente é Diretora do Digital B2b Observatory, do Drone and Advanced Air Mobility Observatory, do International Observatory on Electronic Invoicing e do Working Table on B2b Customer Experience. É também Account Manager de alguns grandes clientes e responsável por medir o impacto das pesquisas. Nos últimos anos, estudou a digitalização da Administração Pública e a Exportação Digital.
Formada em International Cooperation Policies for Development pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão, é atualmente research analyst no Digital B2b Observatory e no International Observatory on Electronic Invoicing. Nos últimos anos, tem vindo a estudar international business relations and digitization.
Com 20 anos de experiência no mercado de TIC, Gabriel Coimbra é Group Vice President da IDC e responsável pelas operações da IDC em Portugal, a empresa líder mundial na área de market intelligence, serviços de advisory e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo. Para além das atividades de gestão, Gabriel Coimbra está directamente envolvido na conceção e coordenação dos vários estudos e serviços de advisory que a IDC desenvolve em Portugal, contribui também em diversos projetos de consultoria e advisory da IDC em Portugal. Ao nível de EMEA faz parte da equipa que está a desenvolver novas práticas de consultoria e advisory na IDC. No contexto académico, colabora com algumas das principais instituições de ensino superior em Portugal, como é o caso da Católica Lisbon School of Business & Economics, NOVA IMS e Porto Business School, em programas de pós-graduação em Sistemas de Informação e Transformação Digital. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica, como é o caso do Semanário Expresso, Diário Económico, Revista Exame, Jornal de Negócios entre outras. Gabriel Coimbra é Mestre em Estatística e Gestão da Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Como vice-presidente de Strategy & Regulatory da Sovos, Christiaan Van Der Valk lidera pesquisas sobre tendências de mercado e legislação tributária. Sua visão e experiência são fundamentais para determinar a estratégia de negócios e quando comprar, construir ou fazer parceria para criar soluções que atendam às tendências emergentes. Christiaan é uma voz reconhecida internacionalmente nas áreas da estratégia, legislação, política e melhores práticas de e-business. Foi eleito Líder Global para o Amanhã do Fórum Económico Mundial em 2000. Também ocupa cargos de liderança de longa data em organizações empresariais e políticas europeias e globais.
Susana Caetano é Tax Director da PwC da área de Impostos Indiretos (IVA, IEC e Direitos Aduaneiros).
É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Possui uma pós-graduação em Gestão Estratégica e uma pós-graduação em Gestão e Liderança para Executivos, ambas pela Universidade Católica Portuguesa. Frequenta atualmente a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Tem vasta experiência em projetos de conceção e implementação de estruturas, processos e procedimentos que permitem a maximização da recuperação do IVA, através da análise às operações desenvolvidas e identificação das áreas de negócio suscetíveis de adoção dos métodos de afetação real e de pro-rata, projetos de SAF-T (PT) e certificação de software, participando, em equipas multidisciplinares na componente de implementação e revisão dos testes fiscais.
Susana Claro é Partner da PwC da área de Impostos Indiretos (IVA, IEC e Direitos Aduaneiros).
É licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e possui uma pós-graduação em Contabilidade Avançada e Fiscalidade pelo Overgest/ISCTE. Componente curricular do Curso de Preparação para Revisor Oficial de Contas pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC).
Tem vasta experiência em projetos de implementação de estruturas de eficiência fiscal, nomeadamente nas áreas de Financial Services, Construction & Real Estate, Hospital & Health Care e Consumer Business, acompanhamento das questões fiscais correntes dos clientes e acompanhamento de auditorias, due diligences, revisões de procedimentos e revisões de processos de controlo interno e revisão das declarações fiscais.
É árbitra no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD).
Depois de mais de 20 anos de experiência na área de consultoria fiscal em impostos indiretos, a Ana é atualmente diretora do departamento de Tax Innovation & Technology na KPMG, impulsionando a eficiência em projetos internos e apoiando clientes na transformação e inovação fiscal.
É licenciada pelo ISEG-UTL em Economia, com pós-graduação em fiscalidade pela Universidade de Lisboa e um curso de especialização em programação.
Com uma equipa dedicada aos temas da fiscalidade e da tecnologia, a Ana tem sido responsável pela gestão de projetos de transformação fiscal, com foco no desenvolvimento de RPA para a eficiência fiscal, análise de dados e transformação, e desenvolvimento de ferramentas personalizadas para enfrentar alguns dos principais pain points da fiscalidade.
A Inês é Associate Partner da KPMG responsável pela área de Impostos Indiretos (IVA, IEC, Impostos Aduaneiros e Impostos sobre o Património) da KPMG em Angola.
É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Iniciou a sua carreira em 2005 numa outra empresa de consultoria fiscal. Em 2017, ingressou na KPMG.
A sua experiência profissional tem-se centrado na coordenação de diversos projetos de planeamento estratégico em sede de Impostos Indiretos (sobretudo em Imposto sobre o Valor Acrescentado e Impostos sobre o Património). Neste âmbito, tem estado envolvida em projetos de implementação e revisão dos procedimentos em sede de IVA, bem como de otimização dos procedimentos em sede deste imposto. Adicionalmente, tem vindo a apoiar Clientes em processos fiscais, incluindo litigância com as autoridades fiscais.
O Ricardo é Partner da pratica de Tax Tecnhology and transformation na EY, responsável pelo hub Portugal, Angola e Moçambique
Possuiu elevada experiencia em consultoria de negócio e tecnológica.
Tem desenvolvido e implementado com sucesso diversos projectos de transformação digital de larga escala em diversas geografias e em diversos sectores
Rafael Graça é Diretor Fiscal Global da OutSystems, uma plataforma low-code de nível empresarial para as complexas, e business-critical apps que mais importância possuem nos negócios. O seu trabalho é melhorar o desempenho financeiro da empresa e ajudar-la a atingir os seus objetivos estratégicos. Nos Estados Unidos e no mundo.
A sua carreira teve inicio na EY, nos escritórios de Lisboa e Nova Iorque. Realizou um MBA pela IE Business School em Madrid e trabalhou na McKinsey & Co. na Europa e em África, antes de iniciar funções na OutSystems.
Tiago iniciou carreira no departamento de preços de transferência da Deloitte, de 2012 a 2019, onde teve como foco as questões de preços de transferência para vários clientes, num vasto número de indústrias. Esteve também envolvido em diversas negociações com a Autoridade Tributária Portuguesa relativamente aos procedimentos de APA.
Ele continuou a sua carreira a trabalhar com preços de transferência na KPMG, quando saiu em 2021 para uma start-up multinacional de fintech como gerente tributário. Nesta start-up, concentrou-se em diversas questões fiscais, com particular foco em temas como M&A e questões de IVA – considerando os desafios colocados pelas regras do IVA às empresas financeiras.
É atualmente International Tax Manager na Greenvolt, uma empresa multinacional de energias renováveis, com foco em questões fiscais internacionais relacionadas a processos de M&A. Ele trabalha na Greenvolt desde o início de 2024.
Com mais de 15 anos de experiência profissional em fiscalidade internacional, Inês Lobo Vicente é atualmente Diretora Fiscal Internacional da Constructel | Grupo Visabeira. A Constructel tem uma forte presença nacional e internacional e desenvolve a sua atividade nomeadamente nos setores das telecomunicações e da energia.
Inês licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e tem uma pós-graduação em Corporate Finance. Participou de diversos treinamentos na área tributária, tanto como participante quanto como facilitadora.
Tem uma vasta experiência em assessoria fiscal e empresarial, planeamento estratégico e fiscal, estruturação societária, bem como projetos de M&A e otimização de estruturas e transações internacionais. Inês já trabalhou em duas Big4, antes de ingressar na Constructel | Grupo Visabeira, onde é líder fiscal em assuntos nacionais e internacionais do Grupo.
Francisca Farinha é licenciada em Economia pelo ISEG e possui o Mestrado Executivo em Contabilidade Avançada e Fiscalidade pelo ISCTE. Participou ainda no programa de Gestão e Liderança – AESE Business School. Exerceu consultoria fiscal durante 8 anos na PwC no departamento de Corporate Tax e foi formadora na mesma área no âmbito da PwC Academy. Está à 9 anos no departamento de fiscalidade da Cimpor, sendo os últimos 3 como responsável deste departamento.
Licenciado em Direito (menção jurifico-económicas) pela Faculdade de Direito de Lisboa em 2000.
Carreira profissional na consultoria na área fiscal, iniciada em setembro de 2000 na então Andersen (ex Arthur Andersen), tendo a prática em Portugal transitado para a Deloitte em 2002.
Tax Manager na Deloitte entre 2007 e 2012, com
enfoque no apoio na tributação de empresas e do património imobiliário a clientes da área da grande distribuição, industrial e de serviços não-financeiros.
Entre 2012 e 2013 transitou como Of-Counsel do Departamento Fiscal da sociedade de advogados F. Castelo Branco e Associados, onde continuou a atividade de consultoria fiscal, conciliada com a consultoria jurídica.
Desde 1.11.2013 é Head of Tax da Robert Bosch em Portugal, sendo o responsável pelo Departamento de Fiscalidade do Grupo em Portugal, integrado na rede interna mundial de Departamentos internos de fiscalidade do Grupo. Assegura todos os temas de compliance e consultoria fiscal em coordenação com o Departamento Central de Fiscalidade do Grupo Bosch sediado em Estugarda, na Alemanha.
Como vice-presidente de vendas – EMEA, Elcim conduz a estratégia GTM (Go to Market) e a execução de vendas na região. Com mais de 25 anos de experiência, prospera com sucesso e cresce rapidamente, sendo que trabalhou para empresas como Oracle, Gartner e Tech Mahindra.
Altamente motivada, procura sempre melhorias não apenas para os clientes, mas também dentro da Sovos e de sua equipa por meio da colaboração e das melhores práticas. A Elcim acredita firmemente que, ao eliminar a dor do cumprimento das obrigações fiscais, as empresas podem concentrar-se nos seus objetivos, o que, por sua vez, ajuda os acionistas, as comunidades locais e a economia.
Valter Pinho é General Manager SAF-T na SOVOS e Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico do Porto em disciplinas de Engenharia Informática.
Licenciado e Professor Especialista em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto
MBA em Gestão e Marketing pela Universidade Catolica/ESADE (Barcelona)
Com mais de 30 anos de experiencia em Engenharia Informática e Ciencias da Computação, participou em inumeros projetos em engenharia de software, implementação de ERPs, desenvolvimento de software e consultadoria. Nos ultimos anos especializou-se na àrea de tax compliance e data analytics, com projetos em reguladores e empresas, em Portugal e por toda a Europa.
Ana Vieira possui uma ampla experiência de atuação na área tributária. A sua prática teve inicio em trabalhos de consultoria há 20 anos onde foram desenvolvidos os diferentes tipos de impostos a nível nacional e internacional. Durante a prática, Ana desenvolveu diversas parcerias com revistas técnicas e é redatora convidada em jornais e artigos, além de lecionar em diversas universidades.
Atualmente aceitou o desafio de liderar a Remote Tax, onde lidera a prática fiscal em mais de 91 países. Está presente em vários países e em contacto com os diferentes reguladores fiscais de forma recorrente.
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, assume atualmente a posição de Partner na área fiscal da Deloitte. É Revisor Oficial de Contas, docente universitário e autor de diversas publicações técnicas na área da fiscalidade.
A sua experiência profissional tem-se centrado nas áreas de consultoria fiscal estratégica e recorrente, ao nível dos diversos impostos existentes em Portugal e da aplicação de benefícios fiscais na generalidade dos setores de atividade.
É um dos coordenadores da oferta digital da área fiscal da Deloitte, estando igualmente dedicado ao desenho e desenvolvimento de soluções digitais para a função fiscal, tanto para uso das equipas internas da Deloitte, como por clientes.
João Barreto é o responsável do departamento de Tax da IKEA Portugal (Retalho), entidade pertencente ao Grupo INGKA, desde 2020 tendo já, durante 2024, acumulado o cargo de Accounting & Reporting Manager. Enquanto responsável fiscal o seu objetivo é assegurar que a estratégia fiscal do Grupo é implementada localmente, garantir o Compliance, assessorar o negócio local e novos projetos locais e internacionais, monitorizar inspeções da ATA e gerir os dossiers de preços de transferência sempre com o objetivo global, em linha com o Grupo, de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas.
Mestre em finanças e contabilidade pelo INDEG-ISCTE e membro da Ordem dos Contabilistas Certificados, iniciou a sua carreira em 2012 tendo passado por duas Big4 e pelo Grupo EDP onde adquiriu vasta experiência relacionada com a temática fiscal.
Subscreva a newsletter da Sovos Saphety e fique a par
das tendências e novidades da Faturação Eletrónica