Faturação Eletrónica
Outras Soluções



Na edição de 2026 do Tax Compliance Summit, iremos explorar o impacto das novas diretivas europeias e das iniciativas globais emergentes, bem como o papel crescente da inteligência artificial e da automatização nos processos de conformidade e auditoria, num contexto cada vez mais digital, interligado e regulado.
Com a participação de especialistas internacionais, decisores, entidades reguladoras e líderes da indústria, o evento pretende oferecer uma visão estratégica das transformações que estão a redefinir o panorama fiscal global, preparando as organizações para uma adaptação proativa, informada e sustentável.
Junte-se a nós para antecipar o futuro da conformidade fiscal e descobrir como transformar novas exigências regulatórias em oportunidades de inovação e vantagem competitiva.
Check-in & Welcome Coffee
Sessão de Abertura
O Estado da Fiscalidade Digital em 2026
Inteligência Artificial aplicada à Fiscalidade: do conceito à execução
Painel de Discussão | ViDA na prática: roadmap, impactos e decisões críticas
Coffee Break
Painel de Discussão | Mudanças estruturais nos principais mercados europeus
Painel de Discussão | O papel das Autoridades Tributárias na era da AI
Almoço & Networking
O novo papel da Fiscalidade na competitividade das empresas
Painel de Discussão | AI aplicada à função fiscal: casos reais
Painel de Discussão | Desafios fiscais globais e oportunidades de competitividade
Crossfire Session | AI vs Human Tax Role: substituição ou evolução?
Prioridades Fiscais para 2026
Key Takeaways & Encerramento
Networking Cocktail



Susana Caetano é Tax Director da PwC da área de Impostos Indiretos (IVA, IEC e Direitos Aduaneiros).
É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Possui uma pós-graduação em Gestão Estratégica e uma pós-graduação em Gestão e Liderança para Executivos, ambas pela Universidade Católica Portuguesa. Frequenta atualmente a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Tem vasta experiência em projetos de conceção e implementação de estruturas, processos e procedimentos que permitem a maximização da recuperação do IVA, através da análise às operações desenvolvidas e identificação das áreas de negócio suscetíveis de adoção dos métodos de afetação real e de pro-rata, projetos de SAF-T (PT) e certificação de software, participando, em equipas multidisciplinares na componente de implementação e revisão dos testes fiscais.



Depois de mais de 20 anos de experiência na área de consultoria fiscal em impostos indiretos, a Ana é atualmente diretora do departamento de Tax Innovation & Technology na KPMG, impulsionando a eficiência em projetos internos e apoiando clientes na transformação e inovação fiscal.
É licenciada pelo ISEG-UTL em Economia, com pós-graduação em fiscalidade pela Universidade de Lisboa e um curso de especialização em programação.
Com uma equipa dedicada aos temas da fiscalidade e da tecnologia, a Ana tem sido responsável pela gestão de projetos de transformação fiscal, com foco no desenvolvimento de RPA para a eficiência fiscal, análise de dados e transformação, e desenvolvimento de ferramentas personalizadas para enfrentar alguns dos principais pain points da fiscalidade.



Ao longo do último quarto de século, Marcus Laube concentrou-se em serviços inovadores nas áreas de faturação eletrónica e comércio digital integrado, penetrando com sucesso nos mercados Business-to-Business (B2B) e Business-to-Government (B2G).
Nas suas funções como fundador, diretor administrativo e membro do conselho de vários prestadores de serviços, Marcus influenciou significativamente a direção estratégica, a estrutura organizacional e as ofertas de produtos de inúmeras corporações globais. Participou ativamente em grupos de trabalho da Comissão Europeia e prestou consultoria a governos e organismos oficiais sobre estratégias ideais para a implementação de sistemas de faturação eletrónica.
Marcus é um pioneiro reconhecido no setor e ocupou vários cargos influentes em associações proeminentes. Essas funções ainda incluem Secretário Geral da Global Exchange Network Association (GENA) em Bruxelas, Bélgica; e costumava incluir o presidente da Verband elektronische Rechnung (VeR) em Munique, Alemanha, e o presidente da European Fintech Alliance (EFA) em Berlim, Alemanha.



Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, assume atualmente a posição de Partner na área fiscal da Deloitte. É Revisor Oficial de Contas, docente universitário e autor de diversas publicações técnicas na área da fiscalidade.
A sua experiência profissional tem-se centrado nas áreas de consultoria fiscal estratégica e recorrente, ao nível dos diversos impostos existentes em Portugal e da aplicação de benefícios fiscais na generalidade dos setores de atividade.
É um dos coordenadores da oferta digital da área fiscal da Deloitte, estando igualmente dedicado ao desenho e desenvolvimento de soluções digitais para a função fiscal, tanto para uso das equipas internas da Deloitte, como por clientes.



O Ricardo é Partner da pratica de Tax Tecnhology and transformation na EY, responsável pelo hub Portugal, Angola e Moçambique
Possuiu elevada experiencia em consultoria de negócio e tecnológica.
Tem desenvolvido e implementado com sucesso diversos projectos de transformação digital de larga escala em diversas geografias e em diversos sectores.



2003 a 2026 – Grupo Pestana
CFO Grupo Pestana Global – Membro da comissão executiva com o pelouro da área financeira,
procurement e logistica. Tem a responsabilidade de gerir uma equipa multidisciplinar com cerca de
200 colaboradores destacados em 17 países e cobrindo os vários negócios do Grupo.
2010 a 2013
Administrador Financeiro Grupo Pestana Portugal – Responsável pelo desenvolvimento do centro de
serviços partilhados do Grupo baseado em Portugal, mas com prestação de serviços a todas as
subsidiarias e unidades de negócio à escala global.
2003 a 2010
Diretor Financeiro Grupo Pestana Madeira – Responsável pela reorganização dos serviços
financeiros numa lógica de serviços partilhados, com implementação do sistema SAP como ERP de
suporte do Grupo obtendo ganhos de eficiência significativos.
1995 a 2003
Deloitte – desenvolveu a sua carreira no escritório de Lisboa, em auditoria com a maioria dos seus
clientes nas áreas de serviços, tendo igualmente trabalhado um ano no escritório da empresa em
Paris.
ROC – Em 2002 certificou-se na OROC como Revisor Oficial de Contas em Portugal
1994 a 1995
Tranquilidade Seguros – iniciou da sua atividade laboral no departamento financeiro da empresa.
Origens e família
Nascido em Lisboa em 1972, embora com origens familiares no distrito de Leiria.
Casado, com 5 filhos.



Brasileiro, Mestre em Administração (Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro, Brasil). Mestre Internacional em Finanças Públicas e Administração Tributária (UNED/IEF, Espanha). Especialista em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas, Porto Alegre/RS, Brasil). Especialista em Redes Neurais (Ritsumeikan University, Kusatsu, Japão). Especialista em Sistemas de Informação para Administradores Públicos (INAP/Universidade de Alcalá). Engenheiro Eletrônico (Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). É autor ou coautor de artigos científicos, capítulos de livros e livros sobre Faturação Eletrônica, Gestão Pública, Direito Tributário e Contabilidade.
Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz/RS), Brasil, atuando nos trabalhos da Reforma Tributária do Consumidor como um dos coordenadores dos grupos de documentos fiscais eletrônicos e declarações eletrônicas. Em duas ocasiões distintas trabalhou no Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), Panamá, em licença de suas funções como Auditor Fiscal, uma vez ocupando o cargo de Chief Technology Officer (CTO), e na outra ocasião como Chefe da Coordenação Internacional de Projetos de Faturamento Eletrônico. Participou de vários projetos nacionais de implementação de fatura eletrônica em mais de 15 países da América Latina e Caribe, África e Ásia. Ocupou diversos cargos na Sefaz/RS, como Diretor Geral de Tecnologia da Informação, Membro do Conselho Superior da Receita Pública Estadual e Chefe da Divisão de Tecnologia e Informações Fiscais. É membro licenciado da Fundação de Ensino Superior de Direito Tributário e da Faculdade Brasileira de Tributação. Professor em cursos de pós-graduação em Tecnologia da Informação e Direito Tributário. Coordenador Técnico Adjunto do ENCAT entre 2008 e 2016, e de 2019 a 2021. Orador convidado em inúmeros eventos internacionais sobre Faturação Eletrônica. Antes de ingressar na carreira de Auditor Fiscal em 1994, trabalhou por pouco menos de dez anos no projeto e desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, como engenheiro de desenvolvimento, depois engenheiro de software, coordenador de engenharia e gerente nacional de produtos.



Aida holds a Master’s Degree in European and International Studies from the Università di Trento, following a Bachelor’s Degree in Foreign Languages for Business and Economics from the University di Urbino.
She gained research experience at Fraunhofer Italia, one of Europe’s leading institutes for applied research in technology. Aida currently serves as a researcher at the School of Management of the Politecnico di Milano, where she contributes to the activities of the International Observatory on eInvoicing.


Director (Indirect Taxation), Legal, Technical and International Affairs
Malta Tax and Customs Administration

Nico Sciberras is Director for Indirect Taxation within the Malta Tax and Customs Administration, responsible for legal, technical, and international affairs in the field of VAT and Customs. In his role, he advises Government on indirect tax policy, contributes to the drafting and interpretation of VAT and Customs legislation, and provides technical guidance to stakeholders on complex indirect taxation matters. At international level, Mr Sciberras represents Malta in key fora including the EU VAT Committee, EU Council, the Group for the Future of VAT, and the OECD Global Forum on VAT. He actively contributed to discussions at EU level on the VAT in the Digital Age (ViDA) initiative and is closely involved in Malta’s preparations for eInvoicing and digital reporting developments in line with evolving EU requirements.



Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico, Rui Fontoura iniciou a sua carreira na ParaRede, em 1995, como gestor de produto na área de EDI. Após a aquisição da unidade de Integração de Produtos e Sistemas pela Soflimits, passou a desempenhar funções como Diretor de Mercados Eletrónicos. Com a compra desta unidade pela Sonae, Rui Fontoura assumiu a liderança da Saphety, em dezembro de 2010, empresa que viria a transformar-se num player internacional de referência em faturação eletrónica e sincronização de dados.



Christiaan Van Der Valk é General Manager Indirect Tax na Sovos. Lidera pesquisas sobre tendências de mercado e legislação tributária. É uma voz reconhecida internacionalmente nas áreas da estratégia, legislação, política e melhores práticas de e-business. Foi eleito Líder Global para o Amanhã do Fórum Económico Mundial em 2000. Também ocupa cargos de liderança de longa data em organizações empresariais e políticas europeias e globais.

Subscreva a newsletter da Sovos Saphety e fique a par
das tendências e novidades da Faturação Eletrónica