Faturação Eletrónica

Outras Soluções

China apresenta fatura eletrónica totalmente digitalizada com novo programa piloto

Subscrever Newsletter
Partilhar
Faturação Eletrónica na China

China apresenta fatura eletrónica totalmente digitalizada com novo programa piloto

 

Os Departamentos Fiscais de Xangai, Província de Guangdong e Região Autónoma da Mongólia Interior emitiram anúncios afirmando que pretendem realizar um novo programa piloto para contribuintes selecionados com base em algumas áreas das províncias. O programa piloto envolverá a adoção de um novo tipo de fatura eletrónica, conhecido como fatura eletrónica totalmente digitalizada.

 

Introdução de um novo tipo de fatura eletrónica

 

Atualmente, muitas regiões da China fazem parte de um programa piloto que permite que os contribuintes recém-regisados que operam na China emitam voluntariamente faturas eletrónicas especiais de IVA para reivindicar o IVA, principalmente para fins B2B.

A nova fatura eletrónica totalmente digitalizada é uma versão simplificada e atualizada das atuais faturas eletrónicas na China. A emissão e as características da fatura totalmente digitalizada são diferentes das demais faturas eletrónicas utilizadas anteriormente no país.

 

Características da fatura eletrónica totalmente digitalizada

 

  • A fatura totalmente digitalizada é supervisionada pelos Tribunais locais como parte do programa piloto
  • O efeito jurídico e a finalidade básica são os mesmos das faturas em papel existentes
  • As faturas totalmente digitalizadas podem ser entregues na forma de mensagens de dados, o que elimina requisitos de formato específicos, como PDF ou OFD
  • O conteúdo básico inclui código QR dinâmico, número da fatura, data da fatura, informações do comprador, informações do vendedor, quantidade, preço unitário, valor, taxa de imposto, valor do imposto, total, preço total e imposto
  • Após o contribuinte do programa piloto ter passado por uma “verificação de nome real”, ele pode usar imediatamente a plataforma de serviço de fatura eletrónica para emitir faturas sem a necessidade de usar equipamentos especiais para controle de impostos (por exemplo, dispositivo UKey)
  • Os contribuintes-piloto podem entregar automaticamente faturas totalmente digitalizadas através da conta digital fiscal da plataforma de serviço de fatura eletrónica e podem também entregar eles próprios faturas totalmente eletrónicas por email ou outros meios.

 

Verificação de faturas eletrónicas totalmente digitalizadas

 

Contando com a plataforma nacional unificada de serviços de fatura eletrónica, as autoridades fiscais fornecerão aos contribuintes selecionados para este programa piloto serviços como emissão, entrega e inspeção de faturas eletrónicas totalmente digitalizadas 24 horas por dia. Os contribuintes poderão verificar a informação de todas as faturas eletrónicas através da plataforma de serviço de fatura eletrónica ou da plataforma nacional de inspeção de faturas de IVA (https://inv-veri.chinatax.gov.cn).

 

O que se segue relativamente à faturação eletrónica na China?

 

Este novo programa piloto está em vigor em Xangai, Guangzhou, Foshan, Zona de Cooperação Intensiva Guangdong-Macau e Hohhot desde 1 de dezembro de 2021. Apesar da falta de um cronograma oficial para implementação, espera-se que o âmbito deste programa piloto seja estendido em 2022 para cobrir novos contribuintes e regiões na China, abrindo caminho para a adoção nacional da fatura eletrónica totalmente digitalizada.

 

Transcrito do texto original: sovos.com/blog/vat/china-introduces-fully-digitized-e-invoice-with-new-pilot-program

 

A Saphety foi adquirida pela Sovos.

 

 

Hungria divulga os planos para introduzir Faturação Eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real

A Administração Nacional de Impostos e Alfândegas da Hungria (NAV) e o Ministério da Economia Nacional (NGM) lançaram uma consulta pública sobre a implementação do pacote IVA na Era Digital (ViDA) da União Europeia. O período de consulta decorre até 20 de janeiro de 2026 e oferece às empresas e aos profissionais fiscais, a oportunidade de moldar a abordagem da Hungria à faturação eletrónica obrigatória e à comunicação de informações em tempo real.

Reino Unido: Faturação Eletrónica obrigatória prevista para abril de 2029

O governo do Reino Unido anunciou planos para introduzir a faturação eletrónica obrigatória para todas as transações entre empresas (B2B) e entre empresas e governo (B2G) a partir de abril de 2029.

Bélgica: Anunciado período de tolerância limitado para a obrigatoriedade da Faturação Eletrónica

A Administração Tributária Belga (FOD Financiën) anunciou um período de carência de três meses para a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B na Bélgica, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026.

Mais posts

Links Rápidos