Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Otimização de processos de gestão de tesouraria com o confirming digital

Subscrever Newsletter
Partilhar

A Saphety promoveu, em parceria com a IDC, uma série de webinares subordinados ao tema da faturação eletrónica, sob a série Saphety Talks.

 

Patrícia Valente, Group Treasury da BA Glass, foi uma das oradoras convidadas para o evento, numa sessão dedicada à partilha de experiências quanto à utilização da plataforma Flexcash — resultado de uma parceria entre a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Saphety —, que disponibiliza serviços de financiamento de faturas, tais como o factoring e o confirming digital.

 

Patrícia Valente começou por explicar que a adesão da BA Glass ao confirming ocorreu num contexto de forte aposta, por parte da empresa, nos processos digitais. A executiva afirmou que a empresa procura automatizar o mais possível as tarefas, de forma a simplificar o dia a dia e a tornar o trabalho mais eficiente.

 

Segundo a entrevistada, o confirming digital surgiu como uma forma de potenciar a relação da BA Glass com os fornecedores. Patrícia Valente destacou a simplicidade do processo, um fator que considera ser determinante para o sucesso da implementação desta solução junto dos fornecedores, dado que estes tendem a rejeitar o serviço quando o procedimento é “demasiado complexo”.

 

A aposta da BA Glass no Flexcash nasceu de uma proposta da CGD, apresentando esta plataforma digital como um canal que permitiria potenciar o uso da ferramenta confirming, evitar trabalhar com papel e acabar com a troca de correspondência com informação confidencial por e-mail — mitigando, assim, os riscos de fraude digital.

 

De acordo com a executiva, a preocupação da BA Glass em combater as ciberameaças e proteger os dados do fornecedor foi uma das razões principais que levaram a empresa a aderir a um portal com as características do Flexcash.

 

A entrevistada ressaltou a simplicidade do sistema, considerando que, através dele, é “muito fácil” veicular informação aos fornecedores. Sublinhou, também, a autonomia que o Flexcash lhes proporciona, descrevendo-o como “um único canal que permite ao fornecedor ver a sua posição com toda a BA [Glass]”.

No que toca ao feedback dos fornecedores em relação ao Flexcash, Patrícia Valente foi perentória ao afirmar que tem sido “muito positivo” e que a adesão dos fornecedores à solução confirming deve-se, em grande medida, à utilização desta plataforma.

 

Quanto ao papel da Saphety — a empresa desenvolvedora da Flexcash —, enquanto agente facilitador da consolidação da plataforma na BA Glass, a entrevistada realçou o papel “bastante ativo” da empresa no processo.

 

Patrícia Valente enalteceu a abertura com que a Saphety procedeu às alterações que a BA Glass solicitou, quando começou a trabalhar com a plataforma, bem como a prontidão da equipa de suporte técnico para resolver problemas na utilização do portal, quer por parte dos fornecedores, quer por parte dos colaboradores da BA.

 

As soluções de financiamento de faturas — tais como o confirming e o factoring (que começa agora a dar os primeiros passos em Portugal) — são apenas algumas das muitas possibilidades que têm vindo a ganhar forma, na senda desta nova realidade ao nível da organização empresarial, marcada por uma progressiva desmaterialização documental e simplificação dos processos.

 

Em suma, e conforme as declarações de Patrícia Valente, plataformas como o Flexcash, que permitem tirar o máximo partido da utilização destes instrumentos de financiamento e, em última análise, garantir uma gestão de tesouraria mais equilibrada, podem representar uma mais-valia para as empresas.

Faturação Eletrónica no Chile

A Autoridade Tributária francesa acaba de anunciar alterações estruturais na obrigatoriedade da faturação eletrónica de 2026 que irão descontinuar o desenvolvimento do serviço gratuito de troca de faturas operado pelo Estado.

Como é que as alterações na obrigatoriedade da faturação eletrónica em França impactam o meu negócio?

A Autoridade Tributária francesa acaba de anunciar alterações estruturais na obrigatoriedade da faturação eletrónica de 2026 que irão descontinuar o desenvolvimento do serviço gratuito de troca de faturas operado pelo Estado.

Faturação eletrónica em Singapura

Singapura foi o primeiro país fora da Europa a adotar o PEPPOL. Foi anunciada a implementação de uma adoção faseada do InvoiceNow, o quadro nacional de faturação eletrónica baseado na rede PEPPOL. Começará voluntariamente para empresas registradas no GST em maio de 2025. O mandato cobrirá apenas transações B2B; espera-se que o governo torne o B2G obrigatório nos próximos anos.

Mais posts

Links Rápidos