Reino Unido: Faturação Eletrónica obrigatória prevista para abril de 2029
O governo do Reino Unido anunciou planos para introduzir a faturação eletrónica obrigatória para todas as transações entre empresas (B2B) e entre empresas e governo (B2G) a partir de abril de 2029. O requisito está descrito na proposta do Orçamento de 2025 e continua sujeito à aprovação do Parlamento.
Isto representa uma mudança importante em relação às práticas de faturação atuais, que permitem uma variedade de formatos, incluindo documentos em papel e PDF. De acordo com o novo mandato, todas as faturas de IVA devem ser emitidas num formato eletrónico estruturado especificado pelo governo.
Cronograma de Implementação
- 2026: O governo publicará um roteiro de implementação detalhado e orientações adicionais
- Abril de 2029: O requisito da faturação eletrónica obrigatória entra em vigor
Principais Detalhes
- Espera-se que o requisito se aplique a todas as faturas de IVA.
- As faturas eletrónicas devem seguir um formato eletrónico normalizado a definir pelo governo.
O governo trabalhará em estreita colaboração com as partes interessadas para desenvolver o roteiro de implementação, garantindo que as empresas têm o tempo e o apoio adequados para fazer esta transição.
Para futuras atualizações sobre o Reino Unido e desenvolvimentos semelhantes noutros países, acompanhe a nossa página de Análise Regulamentar.
Soluções Sovos Saphety
Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.
Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.



