Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Reino Unido: Faturação Eletrónica obrigatória prevista para abril de 2029

Subscrever Newsletter
Partilhar

Reino Unido: Faturação Eletrónica obrigatória prevista para abril de 2029

 

O Governo do Reino Unido anunciou planos para introduzir a faturação eletrónica obrigatória para todas as transações entre empresas (B2B) e entre empresas e o Estado (B2G) a partir de abril de 2029. Esta exigência está prevista na proposta do Orçamento de 2025 e permanece sujeita a aprovação parlamentar.

Este anúncio representa uma mudança importante face às práticas atuais de faturação, que permitem vários formatos, incluindo documentos em papel e em PDF. Ao abrigo do novo regime, todas as faturas de IVA terão de ser emitidas num formato eletrónico estruturado especificado pelo governo.

 

Calendário de Implementação

  • 2026: O governo publicará um roteiro de implementação detalhado e orientações adicionais

  • Abril de 2029: Entra em vigor a obrigatoriedade da faturação eletrónica

Principais Detalhes

  • A exigência deverá aplicar-se a todas as faturas de IVA

  • As faturas eletrónicas deverão cumprir um formato eletrónico normalizado, a definir pelo governo

  • O governo irá trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas para desenvolver o roteiro de implementação, garantindo que as empresas dispõem de tempo e apoio adequados para realizar esta transição

Para futuras atualizações sobre o Reino Unido e desenvolvimentos semelhantes noutros países, acompanhe a nossa página de Análise Regulamentar.

 

Soluções Sovos Saphety

Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.

Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.

Para saber mais, entre em contacto connosco.

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A fase piloto decorrerá desde o final de fevereiro de 2026 até ao final de agosto de 2026, proporcionando um período de seis meses para que os prestadores de serviços acreditados (PSAs) e os seus clientes testem o novo ecossistema de faturação eletrónica em condições reais. É importante salientar que esta primeira fase utilizará apenas dados reais de negócio — não serão permitidos dados de teste — garantindo que o ambiente de teste reflete com precisão as condições reais do mercado.

Eslováquia: Parlamento aprova projeto de lei para Faturação Eletrónica B2B obrigatória

O parlamento eslovaco aprovou o projeto de lei que introduz a faturação eletrónica obrigatória e a comunicação de informações em tempo real, o que vai de encontro com a legislação europeia sobre o IVA na era digital (ViDA).

Mais posts

Links Rápidos