Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Espanha: atualizações da Faturação Eletrónica obrigatória B2B

Subscrever Newsletter
Partilhar

Espanha: atualizações da Faturação Eletrónica obrigatória B2B

*versão actualizada
 

Espanha lança consulta pública para faturação eletrónica obrigatória B2B

 

O Ministério dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital (Ministerio de Asuntos Económicos y Transformación Digital) lançou uma consulta pública sobre o próxima legislação de faturação eletrónica B2B.
 

A legislação permitirá que os cidadãos participem da elaboração de normas antes de seu desenvolvimento. Esta consulta pública é realizada através do portal web do departamento competente e todos os interessados têm até 22 de março de 2023 para enviar feedback.
 

Com base no feedback recebido, o governo desenvolverá e aprovará a estrutura regulatória necessária de acordo com a lei que adota a fatura eletrónica B2B obrigatória, publicada em 29 de setembro de 2022.
A consulta pública é composta por 32 questões específicas sobre sete áreas distintas que o quadro regulamentar irá abordar. Estas áreas são:

  • Âmbito de aplicação
  • Arquitetura
  • Interoperabilidade de formatos
  • Plataforma de Interconexão
  • Status de fatura eletrónica
  • Envio de informação às Administrações Públicas
  • Adaptação para empresas menores

Pode consultar o texto oficial da consulta pública aqui.

 

Leia também o blog passado sobre a Faturação Eletrónica em Espanha – Congresso Espanhol aprova Fatura Eletrónica obrigatória para B2B

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A Direção-Geral de Finanças e Impostos de França (DGFIP) divulgou orientações detalhadas sobre a próxima fase piloto da reforma do sistema CTC, o que marca um passo importante na transição do país para a emissão obrigatória de faturas eletrónicas. Esta fase representa o primeiro teste real do ecossistema CTC antes da implementação obrigatória e gradual, prevista para setembro de 2026.

Hungria divulga os planos para introduzir Faturação Eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real

A Administração Nacional de Impostos e Alfândegas da Hungria (NAV) e o Ministério da Economia Nacional (NGM) lançaram uma consulta pública sobre a implementação do pacote IVA na Era Digital (ViDA) da União Europeia. O período de consulta decorre até 20 de janeiro de 2026 e oferece às empresas e aos profissionais fiscais, a oportunidade de moldar a abordagem da Hungria à faturação eletrónica obrigatória e à comunicação de informações em tempo real.

Mais posts

Links Rápidos