Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Eslováquia prepara-se para o mandato de 2027 com um sistema de faturação eletrónica e e-reporting totalmente operacional

Subscrever Newsletter
Partilhar

Eslováquia prepara-se para o mandato de 2027 com um sistema de faturação eletrónica e e-reporting totalmente operacional

 
A 21 de agosto de 2026, a Autoridade Tributária e Aduaneira da Eslováquia (FRSR) confirmou que a sua infraestrutura de faturação eletrónica e de e-reporting está totalmente operacional, um marco importante tendo em vista a obrigatoriedade prevista para janeiro de 2027.

O mandato estabelece obrigações de faturação eletrónica e de relatórios em tempo real para as transações nacionais entre empresas (B2B) e entre empresas e entidades públicas (B2G). Em 2030, este será também alargado às transações intracomunitárias, em alinhamento com a legislação da UE relativa ao «VAT in the Digital Age» (ViDA).

Um projeto de alteração à Lei do IVA propõe um período de transição durante o primeiro trimestre de 2027 e adiaria a obrigação de e-reporting do lado do comprador até à entrada em vigor do mandato completo, em julho de 2030. A alteração aguarda ainda aprovação parlamentar.
 
O que isto significa para as empresas

O período de adoção voluntária da Eslováquia decorre de 1 de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2026. Com o fim deste período a aproximar-se e o mandato a entrar rapidamente em vigor, as empresas que operam na Eslováquia devem aproveitar o tempo disponível para testar a sua configuração de faturação eletrónica, confirmar os requisitos de integração e validar a qualidade dos dados antes do prazo de 2027.
 
Para acompanhar futuras atualizações sobre a Eslováquia e desenvolvimentos semelhantes noutros países, consulte a página de Análise Regulatória.

 

Soluções Sovos Saphety

Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.

Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.

Para saber mais, entre em contacto connosco.

Dinamarca: Alterações aos requisitos aplicáveis aos sistemas digitais de contabilidade registados

A Autoridade Dinamarquesa das Empresas (ERST) publicou um projeto de decreto executivo que altera os requisitos aplicáveis aos sistemas digitais normalizados de contabilidade registados. A proposta introduz novas obrigações destinadas a acelerar a adoção voluntária da faturação eletrónica antes do prazo de 1 de julho de 2030 estabelecido pela iniciativa da UE «VAT in the Digital Age» (ViDA). A versão final do decreto deverá ser publicada no início de setembro de 2026.

África do Sul: SARS anuncia consulta pública sobre o modelo de faturação eletrónica e e-reporting

Em 17 de agosto de 2026, o South African Revenue Service (SARS) convidou o público a apresentar contributos sobre um novo Modelo Digital de IVA, destinado a modernizar a administração do IVA. O modelo proposto introduz a faturação eletrónica e o reporte eletrónico através de um sistema interoperável, integrado na iniciativa de modernização do IVA do país, no âmbito da estratégia Modernisation 3.0.

Faturação Eletrónica em Espanha: O que precisa de saber

Espanha é um dos vários países europeus a adotar a faturação eletrónica para os sujeitos passivos. Os nossos especialistas em regulamentação explicam o que precisa de saber, desde as normas específicas para operações B2B e B2G até aos formatos obrigatórios.

Mais posts

Links Rápidos