Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Irlanda: Introdução da Faturação Eletrónica doméstica B2B

Subscrever Newsletter
Partilhar

Irlanda: Introdução da Faturação Eletrónica doméstica B2B

O Ministro das Finanças da Irlanda anunciou que o país irá iniciar uma implementação faseada da obrigatoriedade da faturação eletrónica doméstica B2B, o que representa um passo significativo na modernização da administração do IVA.

Com esta iniciativa, a Irlanda junta-se agora ao grupo de Estados-Membros da UE que já implementaram a Faturação Eletrónica obrigatória, alinhando-se com as mais recentes atualizações da legislação europeia sobre o IVA no âmbito do pacote ViDA, que visa melhorar a conformidade fiscal e modernizar os sistemas tributários em toda a União Europeia.

 

Calendário de Implementação

A autoridade fiscal irlandesa (“Revenue”) delineou um plano de implementação em três fases:

  • Fase 1 – Novembro de 2028: Faturação eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real para transações B2B domésticas que envolvam grandes empresas registadas para efeitos de IVA.
  • Fase 2 – Novembro de 2029: Faturação eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real para transações B2B domésticas que envolvam todas as empresas registadas para efeitos de IVA e que participem em comércio intra-UE.
  • Fase 3 – Julho de 2030: Faturação eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real para todas as transações B2B intra-UE por parte de empresas registadas para efeitos de IVA e envolvidas em comércio intra-UE. As empresas irlandesas já a operar no sistema doméstico transitarão para cumprir estas obrigações a nível europeu.

A Revenue esclareceu que, mesmo as empresas que ainda não são obrigadas a emitir faturas eletrónicas, deverão ser capazes de as receber no formato eletrónico estruturado exigido. Além disso, os envios mensais de VIES deixarão de ser obrigatórios assim que a obrigatoriedade estiver plenamente implementada.

 

Estrutura Técnica

A Revenue definiu os seguintes requisitos técnicos:

  • As estruturas de faturas eletrónicas devem estar em conformidade com a Norma Europeia EN 16931, e utilizar formatos de dados estruturados que permitam o processamento automático.
  • O novo sistema irá recorrer a várias infraestruturas técnicas já existentes, incluindo o quadro PEPPOL, já utilizado para faturação eletrónica B2G desde 2019.

A Revenue está a explorar ativamente soluções que garantam que o cumprimento desta obrigação seja o mais simples possível para todas as empresas, e fornecerá orientações detalhadas adicionais. As empresas abrangidas pelas novas exigências receberão comunicações diretas da Revenue, e informação completa estará disponível no site oficial da Revenue.

Para atualizações futuras sobre a Irlanda e desenvolvimentos semelhantes noutros países, consulte a  página de Análise Regulatória da Sovos.

 

Soluções Sovos Saphety

Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.

Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.

Para saber mais, entre em contacto connosco.

França: Anunciadas as medidas de simplificação relativas à entrada em vigor da obrigatoriedade da faturação eletrónica em setembro de 2026

O governo francês anunciou medidas de simplificação e tolerâncias para a entrada em vigor da obrigatoriedadde da faturação eletrónica, prevista para setembro de 2026, com o objetivo de reduzir a carga administrativa para as empresas afetadas pelas novas regulamentações.

Paquistão: Divulgado o novo cronograma de implementação da obrigatoriedade da faturação eletrónica

O Conselho Federal de Receitas (FBR) do Paquistão emitiu uma nova notificação, datada de 1 de agosto de 2025, que substitui as notificações anteriores e estabelece um cronograma detalhado de implementação faseada do sistema obrigatório de faturação eletrónica no país. Esta última notificação representa uma mudança significativa na abordagem, à medida existe um afastamento do FBR da distinção anterior entre empresas/não empresas para uma classificação mais detalhada, baseada principalmente em setores, transações e faturação.

Polónia: Lei KSeF 2.0 aprovada pelo Parlamento

Após meses de expectativa, o Parlamento da Polónia aprovou a Lei KSeF 2.0, que agora aguarda a assinatura do Presidente e a publicação oficial no Diário Oficial da Polónia. Esta legislação histórica é uma revisão ao Sistema Nacional de Faturação Eletrónica (Krajowy System e-Faktur, ou KSeF), que tem como previsão tornar-se obrigatório a partir de fevereiro de 2026 para o primeiro grupo de contribuintes afetados.

Mais posts

Links Rápidos