Faturação Eletrónica

Outras Soluções

França: Anunciadas as medidas de simplificação relativas à entrada em vigor da obrigatoriedade da faturação eletrónica em setembro de 2026

Subscrever Newsletter
Partilhar

França: Anunciadas as medidas de simplificação relativas à entrada em vigor da obrigatoriedade da faturação eletrónica em setembro de 2026

 
O governo francês anunciou medidas de simplificação e tolerâncias para a entrada em vigor da obrigatoriedadde da faturação eletrónica, prevista para setembro de 2026, com o objetivo de reduzir a carga administrativa para as empresas afetadas pelas novas regulamentações.
 

Principais medidas de simplificação

 

Eliminação da obrigação de declarar eletronicamente os dados linha a linha referentes às faturas internacionais recebidas

 
Esta alteração afetará tanto as compras intra-UE como as importações de serviços de países terceiros, o que irá reduzir a quantidade de dados que os contribuintes serão obrigados a extrair das suas faturas internacionais recebidas para cumprirem devidamente com a obrigação de declaração eletrónica. Ainda não estão disponíveis detalhes sobre quais os dados que devem ser incluídos para a declaração eletrónica de compras internacionais.

Relativamente às aquisições de bens provenientes de fora da UE, importa referir que estas transações já estavam excluídas do âmbito do mandato.
 

Relatórios de transações B2C simplificados

 
As empresas já não terão de fornecer o número total de transações ao declarar transações B2C eletronicamente, o que vem simplificar o processo de envio de dados.
 

Declaração “nula” eliminada

 
Os contribuintes não serão obrigados a enviar relatórios eletrónicos “nula” quando nenhuma transação sujeita a declaração eletrónica no contexto do mandato tiver sido realizada num determinado período fiscal.
 

Adiamento para 2027 das obrigações de declaração eletrónica para contribuintes não estabelecidos

 
Este adiamento aplicar-se-á tanto às operações domésticas sujeitas a autoliquidação, nas quais a entidade registada para efeitos de IVA é responsável pelo IVA, como às aquisições intracomunitárias.

São esperados esclarecimentos adicionais com a publicação da Lei do Orçamento para 2026, que fornecerá orientações mais detalhadas sobre estas medidas de simplificação.


Soluções Sovos Saphety

Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.

Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.

Para saber mais, entre em contacto connosco.

Eslováquia: Parlamento aprova projeto de lei para Faturação Eletrónica B2B obrigatória

O parlamento eslovaco aprovou o projeto de lei que introduz a faturação eletrónica obrigatória e a comunicação de informações em tempo real, o que vai de encontro com a legislação europeia sobre o IVA na era digital (ViDA).

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A Direção-Geral de Finanças e Impostos de França (DGFIP) divulgou orientações detalhadas sobre a próxima fase piloto da reforma do sistema CTC, o que marca um passo importante na transição do país para a emissão obrigatória de faturas eletrónicas. Esta fase representa o primeiro teste real do ecossistema CTC antes da implementação obrigatória e gradual, prevista para setembro de 2026.

Mais posts

Links Rápidos