Faturação Eletrónica

Outras Soluções

O impacto da Faturação Eletrónica nos ciclos de pagamento

Subscrever Newsletter
Partilhar

O impacto da Faturação Eletrónica nos ciclos de pagamento
 

Ao contribuir para agilizar os ciclos de processamento de documentos financeiros, a faturação eletrónica B2B (Business-to-Business) tem um papel preponderante no cumprimento dos prazos de pagamento, contrariando a tendência negativa que este indicador tem apresentando na economia nacional, sobretudo entre as pequenas e médias empresas. 

Segundo a Informa D&B, em Portugal, 65% das faturas são pagas após o vencimento do prazo e apenas 17% das empresas cumprem prazos de pagamento, contra 45% na UE. Em 2021, o prazo médio de pagamento em Portugal era de 67 dias, sendo as pequenas e as micro empresas as que maiores dificuldades apresentam nesta matéria, com prazos médios de 73 e 83 dias, respetivamente. 

A utilização da faturação eletrónica pode efetivamente traduzir-se em ciclos de pagamento mais rápidos pela mudança que incute nos processos de negócio, nomeadamente: 

  • Entrega em tempo real: as faturas que são entregues de forma praticamente instantânea no sistema do destinatário com a garantia de validação dos requisitos legais e de negócio subjacentes à transação e partes envolvidas; 

 

  • Automatização e precisão: a integração das soluções de faturação eletrónica com os softwares de gestão de emissores e recetores permitem uma total automatização do processo de faturação, contribuindo para a eliminação de erros manuais, elevada precisão dos dados da fatura, e redução da probabilidade de rejeição, acelerando a sua aprovação e pagamento. 

 

  • Visibilidade em tempo real: as soluções de faturação eletrónica disponibilizam notificações instantâneas a emissores e recetores das faturas, alertando-os sobre o envio de novos documentos, a sua correta integração, aprovação ou pagamento, entre outros estados relevantes para o controlo de todo o seu processamento. Esta transparência ajuda a identificar atrasos nos ciclos de pagamento e a que as empresas possam tomar medidas proativas para agilizar os pagamentos. 

Para uma micro ou PME os atrasos nos pagamentos afetam diretamente o cash flow condicionando assim o crescimento dos negócios, o relacionamento com clientes e a capacidade de pagar a fornecedores e colaboradores.
 

Em conclusão, a faturação eletrónica aplicada às relações B2B e B2G otimiza de forma clara todo o processo de faturação e pagamento, através das mais valias da automatização, da entrega em tempo real, de aprovações simplificadas e de uma maior visibilidade sobre os documentos ao longo de todo o seu ciclo de vida. 

 

Antecipe-se à legislação e torne a sua empresa mais competitiva através da adoção da faturação eletrónica 

Consulte aqui os planos mensais que a Sovos Saphety disponibiliza, a partir de 2 faturas mensais, ou fale connosco para mais informações.   

Saiba como implementar processos de Faturação Eletrónica e EDI na sua empresa. 

 

  

Fontes:
Informa D&B (setembro 2018). Como pagam as empresas em Portugal, Retrato do tecido empresarial, (5ª Edição). Dun & Bradstreet Worldwide Network. 

Ílidia Pinto (16 novembro 2022). Só 17% das empresas cumprem prazos de pagamento, contra 45% na UE. dinheirovivo.pt   

 

Eslováquia: Parlamento aprova projeto de lei para Faturação Eletrónica B2B obrigatória

O parlamento eslovaco aprovou o projeto de lei que introduz a faturação eletrónica obrigatória e a comunicação de informações em tempo real, o que vai de encontro com a legislação europeia sobre o IVA na era digital (ViDA).

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A Direção-Geral de Finanças e Impostos de França (DGFIP) divulgou orientações detalhadas sobre a próxima fase piloto da reforma do sistema CTC, o que marca um passo importante na transição do país para a emissão obrigatória de faturas eletrónicas. Esta fase representa o primeiro teste real do ecossistema CTC antes da implementação obrigatória e gradual, prevista para setembro de 2026.

Mais posts

Links Rápidos