Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Portugal: Proposta para adiamento da obrigação da Assinatura Eletrónica Qualificada e SAF-T

Subscrever Newsletter
Partilhar

Portugal: Proposta para adiamento da obrigação da Assinatura Eletrónica Qualificada e SAF-T

*atualizado a janeiro 2026

O Parlamento português aprovou uma proposta que adia a implementação do requisito de assinatura eletrónica qualificada, utilizada para assegurar a integridade e autenticidade das faturas eletrónicas. Esta exigência foi diferida e está agora prevista para 1 de janeiro de 2027.
O prazo para a entrega do ficheiro SAF-T contabilístico também foi prorrogado para 2028, com referência ao ano de 2027.
No que respeita à faturação eletrónica no formato estruturado CIUS-PT, as micro, pequenas e médias empresas fornecedoras da administração pública estão dispensadas da obrigação até 31 de dezembro de 2026, devendo cumprir a emissão e receção de faturas estruturadas a partir de 1 de janeiro de 2027.

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A fase piloto decorrerá desde o final de fevereiro de 2026 até ao final de agosto de 2026, proporcionando um período de seis meses para que os prestadores de serviços acreditados (PSAs) e os seus clientes testem o novo ecossistema de faturação eletrónica em condições reais. É importante salientar que esta primeira fase utilizará apenas dados reais de negócio — não serão permitidos dados de teste — garantindo que o ambiente de teste reflete com precisão as condições reais do mercado.

Eslováquia: Parlamento aprova projeto de lei para Faturação Eletrónica B2B obrigatória

O parlamento eslovaco aprovou o projeto de lei que introduz a faturação eletrónica obrigatória e a comunicação de informações em tempo real, o que vai de encontro com a legislação europeia sobre o IVA na era digital (ViDA).

Mais posts

Links Rápidos