Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Portugal: Proposta para adiamento da obrigação da Assinatura Eletrónica Qualificada e SAF-T

Subscrever Newsletter
Partilhar

Portugal: Proposta para adiamento da obrigação da Assinatura Eletrónica Qualificada e SAF-T

 

O parlamento português aprovou uma proposta que visa adiar a implementação do requisito de assinatura eletrónica qualificada como método para estabelecer a  integridade e autenticidade das faturas eletrónicas. Inicialmente prevista para entrar em vigor a 1 de janeiro de 2024, esta exigência volta a ser avaliada no Orçamento do Estado de 2024 (Proposta de Lei n.º 109/XV/2.ª). Após a publicação oficial do Projeto de Lei do Orçamento, espera-se agora que a exigência da assinatura eletrónica qualificada entre em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

 

Além disso, esta proposta prorroga até 2027 o prazo de apresentação obrigatória do ficheiro SAF-T contabilístico relativo ao ano de 2026.

 

Adicionalmente, foi também proposto o adiamento para 1 de janeiro de 2025 do prazo para as PME e microempresas adotarem a obrigatoriedade da fatura eletrónica no formato CIUS-PT quando atuarem como fornecedores da administração pública, que havia sido adiado este ano.

Paquistão: Divulgado o novo cronograma de implementação da obrigatoriedade da faturação eletrónica

O Conselho Federal de Receitas (FBR) do Paquistão emitiu uma nova notificação, datada de 1 de agosto de 2025, que substitui as notificações anteriores e estabelece um cronograma detalhado de implementação faseada do sistema obrigatório de faturação eletrónica no país. Esta última notificação representa uma mudança significativa na abordagem, à medida existe um afastamento do FBR da distinção anterior entre empresas/não empresas para uma classificação mais detalhada, baseada principalmente em setores, transações e faturação.

Polónia: Lei KSeF 2.0 aprovada pelo Parlamento

Após meses de expectativa, o Parlamento da Polónia aprovou a Lei KSeF 2.0, que agora aguarda a assinatura do Presidente e a publicação oficial no Diário Oficial da Polónia. Esta legislação histórica é uma revisão ao Sistema Nacional de Faturação Eletrónica (Krajowy System e-Faktur, ou KSeF), que tem como previsão tornar-se obrigatório a partir de fevereiro de 2026 para o primeiro grupo de contribuintes afetados.

Grécia adota a obrigatoriedade da Faturação Eletrónica B2B

A 25 de julho de 2025, o Parlamento grego aprovou o Código Aduaneiro Nacional e Outras Disposições – Lei do Regulamento das Pensões (publicado no Diário Oficial do Governo sob o número ΦΕΚ 134 Α΄/28.7.2025), que altera o artigo 14.º da Lei n.º 4308/2014 e estabelece um regime obrigatório de faturação eletrónica.

Mais posts

Links Rápidos