Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Grécia: alterações ao myDATA e à fatura eletrónica introduzidas com a nova legislação

Subscrever Newsletter
Partilhar

Grécia: alterações ao myDATA e à fatura eletrónica introduzidas com a nova legislação

 

A tão esperada aprovação do projeto lei tributária foi publicada no Diário Oficial a 11 de dezembro de 2023. A Lei 5.073/2023 (FEK A’ 204) sobre “Medidas para limitar a evasão fiscal e outras disposições urgentes” regulamenta, entre outras coisas, um conjunto de aspectos relacionados com o myDATA e a facturação electrónica, nomeadamente:

  1. Os incentivos à fatura eletrónica concedidos às empresas que optam por utilizar a fatura eletrónica através de um prestador de serviços de faturação eletrónica credenciado foram prorrogados por mais dois anos, ou seja, 2023-2024. De acordo com a declaração do Ministério das Finanças no parlamento a 8 de dezembro de 2023, a faturação eletrónica tornar-se-á obrigatória na Grécia assim que a aprovação necessária for obtida da Comissão Europeia.
  2. A transmissão obrigatória de receitas e despesas entra em vigor a partir de 1.1.2024 uma vez que os dados reportados à plataforma myDATA e os dados declarados nas declarações de IVA devem coincidir. Mais especificamente, os rendimentos declarados na declaração de IVA e tidos em conta pela autoridade fiscal para determinar o IVA e o imposto sobre o rendimento de cada empresa não podem ser inferiores aos rendimentos reportados ao myDATA, e as despesas declaradas na declaração de IVA não podem ser superiores às despesas reportadas à plataforma myDATA.
  3. Penalidades são impostas às empresas em caso de falha e atraso no envio dos dados exigidos, bem como reincidência da violação acima no prazo de cinco anos. As sanções referem-se apenas a violações da declaração conforme de receitas provenientes de faturas e outros lançamentos contabilísticos (não despesas), bem como do documento de transporte eletrónico recentemente introduzido. O cronograma de implementação e demais detalhes sobre as penalidades adotadas ainda não foram divulgados.

 

Se quiser saber mais sobre os Controlos de Transações Contínuas (CTC) adotados pelo governo grego para avançar conm a sua reforma do IVA, desde medidas de auditoria eletrónica (myDATA) até à faturação eletrónica, entre em contacto connosco.

Hungria divulga os planos para introduzir Faturação Eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real

A Administração Nacional de Impostos e Alfândegas da Hungria (NAV) e o Ministério da Economia Nacional (NGM) lançaram uma consulta pública sobre a implementação do pacote IVA na Era Digital (ViDA) da União Europeia. O período de consulta decorre até 20 de janeiro de 2026 e oferece às empresas e aos profissionais fiscais, a oportunidade de moldar a abordagem da Hungria à faturação eletrónica obrigatória e à comunicação de informações em tempo real.

Reino Unido: Faturação Eletrónica obrigatória prevista para abril de 2029

O governo do Reino Unido anunciou planos para introduzir a faturação eletrónica obrigatória para todas as transações entre empresas (B2B) e entre empresas e governo (B2G) a partir de abril de 2029.

Bélgica: Anunciado período de tolerância limitado para a obrigatoriedade da Faturação Eletrónica

A Administração Tributária Belga (FOD Financiën) anunciou um período de carência de três meses para a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B na Bélgica, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026.

Mais posts

Links Rápidos