Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Grécia: alterações ao myDATA e à fatura eletrónica introduzidas com a nova legislação

Subscrever Newsletter
Partilhar

Grécia: alterações ao myDATA e à fatura eletrónica introduzidas com a nova legislação

 

A tão esperada aprovação do projeto lei tributária foi publicada no Diário Oficial a 11 de dezembro de 2023. A Lei 5.073/2023 (FEK A’ 204) sobre “Medidas para limitar a evasão fiscal e outras disposições urgentes” regulamenta, entre outras coisas, um conjunto de aspectos relacionados com o myDATA e a facturação electrónica, nomeadamente:

  1. Os incentivos à fatura eletrónica concedidos às empresas que optam por utilizar a fatura eletrónica através de um prestador de serviços de faturação eletrónica credenciado foram prorrogados por mais dois anos, ou seja, 2023-2024. De acordo com a declaração do Ministério das Finanças no parlamento a 8 de dezembro de 2023, a faturação eletrónica tornar-se-á obrigatória na Grécia assim que a aprovação necessária for obtida da Comissão Europeia.
  2. A transmissão obrigatória de receitas e despesas entra em vigor a partir de 1.1.2024 uma vez que os dados reportados à plataforma myDATA e os dados declarados nas declarações de IVA devem coincidir. Mais especificamente, os rendimentos declarados na declaração de IVA e tidos em conta pela autoridade fiscal para determinar o IVA e o imposto sobre o rendimento de cada empresa não podem ser inferiores aos rendimentos reportados ao myDATA, e as despesas declaradas na declaração de IVA não podem ser superiores às despesas reportadas à plataforma myDATA.
  3. Penalidades são impostas às empresas em caso de falha e atraso no envio dos dados exigidos, bem como reincidência da violação acima no prazo de cinco anos. As sanções referem-se apenas a violações da declaração conforme de receitas provenientes de faturas e outros lançamentos contabilísticos (não despesas), bem como do documento de transporte eletrónico recentemente introduzido. O cronograma de implementação e demais detalhes sobre as penalidades adotadas ainda não foram divulgados.

 

Se quiser saber mais sobre os Controlos de Transações Contínuas (CTC) adotados pelo governo grego para avançar conm a sua reforma do IVA, desde medidas de auditoria eletrónica (myDATA) até à faturação eletrónica, entre em contacto connosco.

Países Baixos confirmam planos para tornar a faturação eletrónica obrigatória a partir de julho de 2030

O Governo dos Países Baixos confirmou os planos para a introdução da faturação eletrónica obrigatória entre empresas (B2B) no país, avançando para além da anterior recomendação apresentada em maio de 2026. O Secretário de Estado das Finanças, Eelco Eerenberg, apresentou a posição final do Governo numa carta dirigida ao Parlamento em 11 de setembro de 2026.

Espanha: a AEAT mantém outubro de 2026 como meta para a publicação da Portaria Ministerial sobre faturação eletrónica B2B

A autoridade tributária espanhola, a Agencia Estatal de Administración Tributaria (AEAT), reafirmou o seu plano de publicar, em outubro de 2026, a Portaria Ministerial relativa à obrigatoriedade de faturação eletrónica entre empresas (B2B) em Espanha.

Malásia: Limite de isenção de faturação eletrónica aumentado para 3 milhões de RM

Malásia: Limite de isenção de faturação eletrónica aumentado para 3 milhões de RM A Autoridade Tributária da Malásia (Inland Revenue Board of Malaysia – HASiL) anunciou um aumento do limite anual de rendimentos ou vendas abaixo do qual os contribuintes estão isentos da implementação obrigatória da faturação eletrónica (e-invoice). Com efeitos a partir de 1 […]

Mais posts

Links Rápidos