Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Big Data meets Big Brother 

 

Num mundo cada vez mais global e digital, está em curso uma enorme revolução e mudança de paradigma no que diz respeito à relação entre empresas e governos.

A conformidade fiscal que as empresas devem assegurar em qualquer mercado onde atuam, confrontadas com diferentes legislações, requisitos e formatos de partilha de dados é por si só um enorme desafio.

Os governos entenderam que para uma cobrança de impostos eficiente e um sustentável aumento da competitividade das suas economias é necessário alterar a forma de gerir os dados reportados pelas empresas.

Inspiradas pelos casos de sucesso observados em vários países da América Latina ao longo das últimas décadas – que caminharam para a comunicação em tempo real de dados de negócios e transações fornecidos pelas empresas aos respetivos governos – assistimos agora à tendência por parte das autoridades tributárias nas restantes regiões e em particular na Europa, em replicarem estes modelos.

Para que as empresas antecipem riscos associados à informação que os governos e autoridades tributárias vão passar a exigir, cada vez mais em tempo real, é urgente que garantam uma single source of truth dos dados de negócio que gerem e partilham com entidades terceiras.

Nesta apresentação, Ryan Ostilly, VP Product Manager da Sovos, explora a relevância da faturação eletrónica no contexto da partilha de dados com as entidades tributárias e a forma como as empresas podem beneficiar destes mecanismos em seu benefício.

 

Veja a apresentação completa: 

 

 

Espanha adota Decreto Real que torna obrigatória a faturação eletrónica B2B

Em 24 de março de 2026, o Conselho de Ministros de Espanha aprovou o Decreto Real que torna obrigatória a faturação eletrónica para transações B2B domésticas entre empresas e profissionais. O decreto desenvolve o Artigo 12 da Ley Crea y Crece (Lei 18/2022) e está alinhado com a iniciativa ViDA da UE.

Noruega: Em preparação a proposta legislativa para a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B e contabilidade digital

O Ministério das Finanças da Noruega anunciou que apresentará em breve ao parlamento uma proposta de lei que prevê a obrigatoriedade da faturação eletrónica B2B e da contabilidade digital. O anúncio, feito a 16 de março de 2026, surge na sequência da consulta pública lançada no verão de 2025.

Faturação eletrónica na Polónia: B2B, B2G e KSeF

Continue a leitura para conhecer o estado atual da faturação eletrónica na Polónia, incluindo a introdução de um sistema de Controlos Contínuos de Transações (CTC) através da plataforma KSeF, bem como o que poderá esperar nos próximos desenvolvimentos.

Mais posts

Links Rápidos