Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Big Data meets Big Brother 

 

Num mundo cada vez mais global e digital, está em curso uma enorme revolução e mudança de paradigma no que diz respeito à relação entre empresas e governos.

A conformidade fiscal que as empresas devem assegurar em qualquer mercado onde atuam, confrontadas com diferentes legislações, requisitos e formatos de partilha de dados é por si só um enorme desafio.

Os governos entenderam que para uma cobrança de impostos eficiente e um sustentável aumento da competitividade das suas economias é necessário alterar a forma de gerir os dados reportados pelas empresas.

Inspiradas pelos casos de sucesso observados em vários países da América Latina ao longo das últimas décadas – que caminharam para a comunicação em tempo real de dados de negócios e transações fornecidos pelas empresas aos respetivos governos – assistimos agora à tendência por parte das autoridades tributárias nas restantes regiões e em particular na Europa, em replicarem estes modelos.

Para que as empresas antecipem riscos associados à informação que os governos e autoridades tributárias vão passar a exigir, cada vez mais em tempo real, é urgente que garantam uma single source of truth dos dados de negócio que gerem e partilham com entidades terceiras.

Nesta apresentação, Ryan Ostilly, VP Product Manager da Sovos, explora a relevância da faturação eletrónica no contexto da partilha de dados com as entidades tributárias e a forma como as empresas podem beneficiar destes mecanismos em seu benefício.

 

Veja a apresentação completa: 

 

 

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A Direção-Geral de Finanças e Impostos de França (DGFIP) divulgou orientações detalhadas sobre a próxima fase piloto da reforma do sistema CTC, o que marca um passo importante na transição do país para a emissão obrigatória de faturas eletrónicas. Esta fase representa o primeiro teste real do ecossistema CTC antes da implementação obrigatória e gradual, prevista para setembro de 2026.

Hungria divulga os planos para introduzir Faturação Eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real

A Administração Nacional de Impostos e Alfândegas da Hungria (NAV) e o Ministério da Economia Nacional (NGM) lançaram uma consulta pública sobre a implementação do pacote IVA na Era Digital (ViDA) da União Europeia. O período de consulta decorre até 20 de janeiro de 2026 e oferece às empresas e aos profissionais fiscais, a oportunidade de moldar a abordagem da Hungria à faturação eletrónica obrigatória e à comunicação de informações em tempo real.

Mais posts

Links Rápidos