Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Roménia: Projeto de legislação propõe nova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2C

Subscrever Newsletter
Partilhar

Roménia: Projeto de legislação propõe nova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2C

 

A 18 de junho, o Ministério das Finanças romeno publicou um projeto de despacho destinado a expandir o âmbito da obrigatoriedade da faturação eletrónica no país para incluir transações B2C.
 

No contexto da faturação eletrónica, as transações B2C são definidas como ocorrendo entre uma entidade tributável estabelecida na Roménia e uma pessoa que não é sujeito passivo.
 

A implementação da fatura eletrónica B2C seria realizada em fases:

  • Julho de 2024 – Fase voluntária – a partir de julho de 2024 os contribuintes estabelecidos poderão emitir faturas eletrónicas a pessoas não sujeitas a título voluntário;
  • Janeiro de 2025 – Fase obrigatória – a partir de Janeiro de 2025 os contribuintes apurados que emitem facturas a não sujeitos passivos passariam a fazê-lo por via electrónica, através da plataforma RO e-factura.

Atualmente, existe no país uma obrigatoriedade de declaração eletrónica que exige que todos os contribuintes comuniquem eletronicamente as faturas emitidas em transações B2B. A partir de julho de 2024, o sistema mudará para um sistema de compensação de faturas para transações B2B entre contribuintes estabelecidos.
 

Além disso, o Projeto de Despacho clarifica o atual mandato de faturação eletrónica, nomeadamente permitindo que os destinatários das faturas eletrónicas que tenham efetuado o pagamento mas não tenham recebido a fatura eletrónica dentro do prazo possam notificar as autoridades, através de um procedimento que ainda não foi concluído. ser definida.

 

Paquistão: Divulgado o novo cronograma de implementação da obrigatoriedade da faturação eletrónica

O Conselho Federal de Receitas (FBR) do Paquistão emitiu uma nova notificação, datada de 1 de agosto de 2025, que substitui as notificações anteriores e estabelece um cronograma detalhado de implementação faseada do sistema obrigatório de faturação eletrónica no país. Esta última notificação representa uma mudança significativa na abordagem, à medida existe um afastamento do FBR da distinção anterior entre empresas/não empresas para uma classificação mais detalhada, baseada principalmente em setores, transações e faturação.

Polónia: Lei KSeF 2.0 aprovada pelo Parlamento

Após meses de expectativa, o Parlamento da Polónia aprovou a Lei KSeF 2.0, que agora aguarda a assinatura do Presidente e a publicação oficial no Diário Oficial da Polónia. Esta legislação histórica é uma revisão ao Sistema Nacional de Faturação Eletrónica (Krajowy System e-Faktur, ou KSeF), que tem como previsão tornar-se obrigatório a partir de fevereiro de 2026 para o primeiro grupo de contribuintes afetados.

Grécia adota a obrigatoriedade da Faturação Eletrónica B2B

A 25 de julho de 2025, o Parlamento grego aprovou o Código Aduaneiro Nacional e Outras Disposições – Lei do Regulamento das Pensões (publicado no Diário Oficial do Governo sob o número ΦΕΚ 134 Α΄/28.7.2025), que altera o artigo 14.º da Lei n.º 4308/2014 e estabelece um regime obrigatório de faturação eletrónica.

Mais posts

Links Rápidos