Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Roménia: Projeto de legislação propõe nova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2C

Subscrever Newsletter
Partilhar

Roménia: Projeto de legislação propõe nova obrigatoriedade da faturação eletrónica B2C

 

A 18 de junho, o Ministério das Finanças romeno publicou um projeto de despacho destinado a expandir o âmbito da obrigatoriedade da faturação eletrónica no país para incluir transações B2C.
 

No contexto da faturação eletrónica, as transações B2C são definidas como ocorrendo entre uma entidade tributável estabelecida na Roménia e uma pessoa que não é sujeito passivo.
 

A implementação da fatura eletrónica B2C seria realizada em fases:

  • Julho de 2024 – Fase voluntária – a partir de julho de 2024 os contribuintes estabelecidos poderão emitir faturas eletrónicas a pessoas não sujeitas a título voluntário;
  • Janeiro de 2025 – Fase obrigatória – a partir de Janeiro de 2025 os contribuintes apurados que emitem facturas a não sujeitos passivos passariam a fazê-lo por via electrónica, através da plataforma RO e-factura.

Atualmente, existe no país uma obrigatoriedade de declaração eletrónica que exige que todos os contribuintes comuniquem eletronicamente as faturas emitidas em transações B2B. A partir de julho de 2024, o sistema mudará para um sistema de compensação de faturas para transações B2B entre contribuintes estabelecidos.
 

Além disso, o Projeto de Despacho clarifica o atual mandato de faturação eletrónica, nomeadamente permitindo que os destinatários das faturas eletrónicas que tenham efetuado o pagamento mas não tenham recebido a fatura eletrónica dentro do prazo possam notificar as autoridades, através de um procedimento que ainda não foi concluído. ser definida.

 

Implementação da faturação eletrónica B2B na Europa

A faturação eletrónica entre empresas (B2B) está a viver uma verdadeira transformação por toda a Europa. Muitos países já avançaram com a obrigatoriedade legal para as empresas na emitissão, transmissão e receção de faturas eletrónicas estruturadas. Estas mudanças fazem parte de um esforço mais amplo para modernizar os sistemas fiscais, aumentar a transparência do IVA (VAT) e reduzir a fraude.

França: Projeto de Lei do Orçamento do Estado para 2026 introduz alterações ao mandato de faturação eletrónica

A Proposta de Lei do Orçamento de Estado francês para 2026, publicada a 14 de outubro, introduz várias alterações ao quadro regulamentar atualmente em vigor relativo à futura obrigação de faturação eletrónica e comunicação eletrónica de dados (e-reporting).

Irlanda: Introdução da Faturação Eletrónica doméstica B2B

O Ministro das Finanças da Irlanda anunciou que o país irá iniciar uma implementação faseada da obrigatoriedade da faturação eletrónica doméstica B2B, o que representa um passo significativo na modernização da administração do IVA.

Mais posts

Links Rápidos