Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

Subscrever Newsletter
Partilhar

Emirados Árabes Unidos: Ministério das Finanças divulga detalhes do plano de faturação eletrónica

 

O Ministério das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (MoF) revelou os planos para o sistema de faturação eletrónica previamente anunciado  a 14 de fevereiro de 2024.
 

O MF está a iniciar um regime que combina a elaboração de relatórios CTC com a obrigatoriedade da facturação electrónica.
 

Esta obrigatoriedade emprega um modelo 5-corner de controlo e troca de transações contínuas descentralizadas (DCTCE). Este enquadramento facilita a movimentação de faturas eletrónicas entre os prestadores de serviços das entidades negociantes, onde apenas os prestadores de serviços certificados estão autorizados a transmitir esses dados para uma plataforma centralizada gerida pela Autoridade Tributária.
 

O plano dos EAU não implementa qualquer tipo de sistema de autorização. Os prestadores de serviços dos negociantes procederão à troca da fatura eletrónica sem validação ou intervenção da Autoridade Tributária.
Inicialmente, a obrigatoriedade abrangerá transações B2B e B2G, com a potencial inclusão de transações B2C em considerações futuras.
 

Além disso, os EAU estabelecerão a sua própria Autoridade Peppol e utilizarão o Peppol PINT como formato, semelhante a outras jurisdições Peppol fora da UE.
O cronograma anunciado para o processo regulatório é o seguinte:

  • 3º trimestre de 2024: Requisitos e procedimentos de certificação de provedores de serviços e desenvolvimento de dicionário de dados | Apenas os SP certificados enviarão os dados para uma plataforma central da Autoridade Tributária.
  • 2º trimestre de 2025: Legislação sobre a faturação eletrónica
  • Dezembro de 2025: Estratégia de implementação
  • Julho de 2026: Fase 1

Com esta obrigatoriedade, os EAU tornam-se a terceira jurisdição com CTC na região do Golfo, juntando-se à Arábia Saudita e a Israel. Considerando que cada um destes países está a implementar diferentes tipos de estruturas, trabalhar com um prestador de serviços profissional que apoie estes países é essencial para manter o controlo dos requisitos de conformidade.
 

 

 

Paquistão: Divulgado o novo cronograma de implementação da obrigatoriedade da faturação eletrónica

O Conselho Federal de Receitas (FBR) do Paquistão emitiu uma nova notificação, datada de 1 de agosto de 2025, que substitui as notificações anteriores e estabelece um cronograma detalhado de implementação faseada do sistema obrigatório de faturação eletrónica no país. Esta última notificação representa uma mudança significativa na abordagem, à medida existe um afastamento do FBR da distinção anterior entre empresas/não empresas para uma classificação mais detalhada, baseada principalmente em setores, transações e faturação.

Polónia: Lei KSeF 2.0 aprovada pelo Parlamento

Após meses de expectativa, o Parlamento da Polónia aprovou a Lei KSeF 2.0, que agora aguarda a assinatura do Presidente e a publicação oficial no Diário Oficial da Polónia. Esta legislação histórica é uma revisão ao Sistema Nacional de Faturação Eletrónica (Krajowy System e-Faktur, ou KSeF), que tem como previsão tornar-se obrigatório a partir de fevereiro de 2026 para o primeiro grupo de contribuintes afetados.

Grécia adota a obrigatoriedade da Faturação Eletrónica B2B

A 25 de julho de 2025, o Parlamento grego aprovou o Código Aduaneiro Nacional e Outras Disposições – Lei do Regulamento das Pensões (publicado no Diário Oficial do Governo sob o número ΦΕΚ 134 Α΄/28.7.2025), que altera o artigo 14.º da Lei n.º 4308/2014 e estabelece um regime obrigatório de faturação eletrónica.

Mais posts

Links Rápidos