Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Grécia adia mandato de Faturação Eletrónica B2G para 1 de setembro de 2025

Subscrever Newsletter
Partilhar

Grécia adia mandato de Faturação Eletrónica B2G para 1 de setembro de 2025

 

O Ministério das Finanças grego e a Autoridade Independente para a Receita Pública (AADE) anunciaram um (segundo) adiamento da obrigatoriedade da Faturação Eletrónica B2G para determinadas transações do setor público, de junho de 2025 para 1 de setembro de 2025.

Isto vem afetar os fornecedores que faturam ao governo despesas que não são regidas pela legislação de compras públicas. O adiamento visa conceder mais tempo para a preparação técnica final das plataformas AADE e GSIS e apoiar uma transição tranquila para a Faturação Eletrónica obrigatória.

 

Cronograma Atualizado:

  • Desde 12 de setembro de 2023: Faturação Eletrónica obrigatória para fornecedores de entidades públicas selecionadas (por exemplo, Ministérios dos Transportes, Governança Digital, Migração e Asilo, etc.).
  • A partir de 1 de janeiro de 2024: extensão a todas as entidades do governo central
  • A partir de 1 de junho de 2024: extensão a todas as outras entidades contratantes do setor público
  • A partir de 1 de junho de 2025 (anteriormente janeiro de 2025): faturação de despesas públicas não relacionadas a compras públicas (por exemplo, serviços públicos, aluguéis) – agora adiado para 1 de setembro de 2025

A nova data de entrada em operação, 1 de setembro de 2025, será confirmada por meio de uma decisão ministerial atualizada no Diário Oficial.

 

Soluções Sovos Saphety

Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.

Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.

Para saber mais, entre em contacto connosco.

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A Direção-Geral de Finanças e Impostos de França (DGFIP) divulgou orientações detalhadas sobre a próxima fase piloto da reforma do sistema CTC, o que marca um passo importante na transição do país para a emissão obrigatória de faturas eletrónicas. Esta fase representa o primeiro teste real do ecossistema CTC antes da implementação obrigatória e gradual, prevista para setembro de 2026.

Hungria divulga os planos para introduzir Faturação Eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real

A Administração Nacional de Impostos e Alfândegas da Hungria (NAV) e o Ministério da Economia Nacional (NGM) lançaram uma consulta pública sobre a implementação do pacote IVA na Era Digital (ViDA) da União Europeia. O período de consulta decorre até 20 de janeiro de 2026 e oferece às empresas e aos profissionais fiscais, a oportunidade de moldar a abordagem da Hungria à faturação eletrónica obrigatória e à comunicação de informações em tempo real.

Mais posts

Links Rápidos