Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Países Baixos: Plano de implementação ViDA para a Faturação Eletrónica e relatórios digitais

Subscrever Newsletter
Partilhar

Países Baixos: Plano de implementação ViDA para a Faturação Eletrónica e relatórios digitais

 

O Ministério das Finanças dos Países Baixos endereçou ao Parlamento uma carta onde apresenta o plano de execução do pacote “IVA na Era Digital” (VAT in the Digital Age, ViDA), com foco específico nos requisitos de faturação eletrónica e relatórios digitais. Este documento foi enviado em nome do Secretário de Estado das Finanças, em cooperação com os Ministérios dos Assuntos Económicos e do Interior, após a adoção oficial do pacote ViDA pela União Europeia em 11 de março de 2025.

De acordo com a carta e em conformidade com o ViDA, a partir de 1 de julho de 2030, as empresas terão a obrigação de reportar digitalmente transações B2B transfronteiriças, numa base por transação, com a emissão de faturas eletrónicas em conformidade com as normas da UE. Este documento sublinha ainda que, apesar de representar mudanças significativas para as empresas, a faturação eletrónica oferece também oportunidades para melhorar a eficiência operacional.

Para garantir uma implementação estruturada e completa dessas mudanças significativas, o governo holandês delineou um processo de implementação em quatro fases:

  1. Investigação política, tomada de decisão e preparação.

  2. Legislação.

  3. Elaboração técnica.

  4. Implementação.

O governo pretende concluir o processo legislativo parlamentar pelo menos dois anos antes da data de implementação, 1º de julho de 2030, para garantir tempo de preparação adequado para todas as partes interessadas.

A carta identifica ainda várias decisões políticas cruciais que precisam de ser tomadas, incluindo a possível extensão dos requisitos de faturação eletrónica e declaração digital às transações B2B nacionais, bem como a escolha da infraestrutura técnica mais adequada, entre outros.  O governo planeia realizar pesquisas políticas, consultar empresas e prestadores de serviços para suportar essas decisões.

 

Soluções Sovos Saphety

Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.

Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.

Para saber mais, entre em contacto connosco.

Paquistão: Divulgado o novo cronograma de implementação da obrigatoriedade da faturação eletrónica

O Conselho Federal de Receitas (FBR) do Paquistão emitiu uma nova notificação, datada de 1 de agosto de 2025, que substitui as notificações anteriores e estabelece um cronograma detalhado de implementação faseada do sistema obrigatório de faturação eletrónica no país. Esta última notificação representa uma mudança significativa na abordagem, à medida existe um afastamento do FBR da distinção anterior entre empresas/não empresas para uma classificação mais detalhada, baseada principalmente em setores, transações e faturação.

Polónia: Lei KSeF 2.0 aprovada pelo Parlamento

Após meses de expectativa, o Parlamento da Polónia aprovou a Lei KSeF 2.0, que agora aguarda a assinatura do Presidente e a publicação oficial no Diário Oficial da Polónia. Esta legislação histórica é uma revisão ao Sistema Nacional de Faturação Eletrónica (Krajowy System e-Faktur, ou KSeF), que tem como previsão tornar-se obrigatório a partir de fevereiro de 2026 para o primeiro grupo de contribuintes afetados.

Grécia adota a obrigatoriedade da Faturação Eletrónica B2B

A 25 de julho de 2025, o Parlamento grego aprovou o Código Aduaneiro Nacional e Outras Disposições – Lei do Regulamento das Pensões (publicado no Diário Oficial do Governo sob o número ΦΕΚ 134 Α΄/28.7.2025), que altera o artigo 14.º da Lei n.º 4308/2014 e estabelece um regime obrigatório de faturação eletrónica.

Mais posts

Links Rápidos