Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Estónia: Direito do comprador a exigir Fatura Eletrónica a partir de julho 2025

Subscrever Newsletter
Partilhar

Direito do comprador a exigir Fatura Eletrónica a partir de Julho 2025

 

A partir de julho de 2025, os contribuintes estonianos serão obrigados a emitir faturas eletrónicas mediante solicitação do comprador, com o objetivo de incentivar uma maior adoção da faturação eletrónica no país. Embora esta medida possa levar a um aumento do uso de faturas eletrónicas, o governo pretende alcançar objetivos mais amplos, como melhorar a transparência, reduzir a fraude e otimizar a cobrança do IVA.

Tendo em conta o exposto, o Ministério das Finanças da Estónia (MoF) propôs agora a introdução da faturação eletrónica obrigatória para transações entre contribuintes registados para efeitos de IVA (B2B).

Ainda não estão definidos os detalhes do modelo específico de faturação eletrónica a ser adotado. No entanto, o MoF está a considerar as futuras alterações no âmbito do ViDA (IVA na Era Digital), incluindo os requisitos obrigatórios de reporte digital para transações transfronteiriças dentro da UE, bem como as experiências de outros países da UE que já implementaram ou planeiam implementar a faturação eletrónica obrigatória no setor B2B.

As alterações propostas exigirão modificações à Lei do IVA e a outros regulamentos importantes. O projeto será apresentado ao Parlamento da Estónia e coordenado com os ministérios e as principais partes interessadas.

O governo pretende que estas mudanças entrem em vigor até 2027.

 

Soluções Sovos Saphety

 

Garanta hoje o cumprimento das obrigações legais e a otimização dos processos de emissão e receção de faturas. Evite multas enquanto otimiza os processos financeiros da sua empresa.

Adira à faturação eletrónica e inicie hoje o processo de desmaterialização de documentos financeiros e comerciais.

Para saber mais, entre em contacto connosco.

Faturação Eletrónica na França

A França implementará a faturação eletrónica obrigatória para as empresas (B2B), bem como a obrigatoriedade de relatórios eletrónicos. Esta obrigatoriedade impacta todas as empresas que operam em França.
Esta nova obrigatoriedade da faturação eletrónica é complexa e introduz o modelo de controlo contínuo de transações (CTC).

França: Fase piloto da implementação da Faturação Eletrónica anunciada para o início de 2026

A Direção-Geral de Finanças e Impostos de França (DGFIP) divulgou orientações detalhadas sobre a próxima fase piloto da reforma do sistema CTC, o que marca um passo importante na transição do país para a emissão obrigatória de faturas eletrónicas. Esta fase representa o primeiro teste real do ecossistema CTC antes da implementação obrigatória e gradual, prevista para setembro de 2026.

Hungria divulga os planos para introduzir Faturação Eletrónica obrigatória e relatórios em tempo real

A Administração Nacional de Impostos e Alfândegas da Hungria (NAV) e o Ministério da Economia Nacional (NGM) lançaram uma consulta pública sobre a implementação do pacote IVA na Era Digital (ViDA) da União Europeia. O período de consulta decorre até 20 de janeiro de 2026 e oferece às empresas e aos profissionais fiscais, a oportunidade de moldar a abordagem da Hungria à faturação eletrónica obrigatória e à comunicação de informações em tempo real.

Mais posts

Links Rápidos