Faturação Eletrónica

Outras Soluções

Portugal: Novo adiamento da fatura eletrónica B2G para as PME

Subscrever Newsletter
Partilhar

Portugal: Novo adiamento da fatura eletrónica B2G para as PME

*atualizado a janeiro 2026

Portugal voltou a adiar a obrigação de faturação eletrónica B2G para as pequenas, médias e microempresas. Embora a faturação eletrónica B2G tenha sido originalmente prevista para estas empresas, o Orçamento do Estado para 2026 concede um novo prazo de adaptação.
Assim, até 31 de dezembro de 2026, micro, pequenas e médias empresas podem continuar a utilizar outros mecanismos de faturação que não o formato estruturado CIUS-PT. A obrigatoriedade de emissão e receção de faturas eletrónicas estruturadas entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2027.

 

Para saber mais, entre em contacto connosco.

Implementação da faturação eletrónica B2B na Europa

A faturação eletrónica entre empresas (B2B) está a viver uma verdadeira transformação por toda a Europa. Muitos países já avançaram com a obrigatoriedade legal para as empresas na emitissão, transmissão e receção de faturas eletrónicas estruturadas. Estas mudanças fazem parte de um esforço mais amplo para modernizar os sistemas fiscais, aumentar a transparência do IVA (VAT) e reduzir a fraude.

França: Projeto de Lei do Orçamento do Estado para 2026 introduz alterações ao mandato de faturação eletrónica

A Proposta de Lei do Orçamento de Estado francês para 2026, publicada a 14 de outubro, introduz várias alterações ao quadro regulamentar atualmente em vigor relativo à futura obrigação de faturação eletrónica e comunicação eletrónica de dados (e-reporting).

Irlanda: Introdução da Faturação Eletrónica doméstica B2B

O Ministro das Finanças da Irlanda anunciou que o país irá iniciar uma implementação faseada da obrigatoriedade da faturação eletrónica doméstica B2B, o que representa um passo significativo na modernização da administração do IVA.

Mais posts

Links Rápidos